A Urbs iniciou na manhã desta quarta-feira (29) a implantação de manta termoacústica na estação
tubo Osternack, no Sítio Cercado. Nas primeiras horas da manhã, uma equipe de manutenção da Urbs
trabalhou na demarcação de pontos e preparação do local que vai receber a manta.
A colocação será feita à noite, quando o número de passageiros é menor e também em função das altas
temperaturas registradas ao longo do dia, o que dificulta o manuseio do material sobre as placas de
aço que cobrem a estação. A previsão é que o trabalho esteja finalizado até sexta-feira de manhã.
A colocação da manta na estação Osternack faz parte de um projeto piloto que, se aprovado, será
replicado em todas as 359 estações tubo da Rede Integrada de Transporte. O projeto começou a ser
elaborado no ano passado, com a busca de materiais e tecnologia que permitisse melhorar a sensação
térmica dentro das estações, tanto no inverno quanto no verão.
A licitação para compra do material foi aberta em novembro do ano passado.
A manta termoacústica impede a passagem do calor da cobertura para dentro da estação. Nos dias
frios, também reduz a perda de calor interna.
Pela estação Osternack passam por dia, em média, 2,1 mil passageiros. É ponto final do Ligeirinho
Bairro Novo e fica na rótula do cruzamento das ruas Eduardo Pinto da Rocha e Guaçui, próximo ao
Residencial Parque Iguaçu.
A estação, que tinha uma área interna de dez metros quadrados, foi ampliada no ano passado para 40
metros quadrados, ganhando tubos geminados - o que amplia o espaço de circulação – e área de
desembarque fora do tubo para quem não vai esperar outro ônibus.
O Ligeirinho Bairro Novo é uma das 18 linhas diretas que faz a ligação de bairros com paradas em
estações tubo a cada três quilômetros. A linha Bairro Novo atende, por dia, em torno de 15,5 mil
passageiros e liga a Praça Rui Barbosa ao Sítio Cercado, passando pelos bairros Rebouças, Água
Verde, Parolin, Hauer, Fanny, Xaxim e Capão Raso.
Mudança
Implantadas em 1991, quando a Rede Integrada de Transporte só atendia Curitiba – a integração
metropolitana começou em 1996 – as estações tubo se consolidaram como um dos cartões postais mais
procurados por turistas na cidade. Nestes 23 anos, houve aumento da demanda, a ampliação da Rede
Integrada para mais 13 municípios e até mesmo alterações climáticas que mudaram a realidade nas
estações tubo.
Vários projetos têm sido implementados para melhorar a sensação térmica dentro das estações. No ano
passado foram testados os chamados sistemas evaporativos, uma espécie de exaustor para saída do ar
quente o que se mostrou pouco eficaz em função da baixa altura das estações.
A situação é diferenciada nas estações da Linha Verde, que são climatizadas por um processo de
condução do ar através de fosso de água, garantindo temperatura interna mais agradável, seja no
verão ou no inverno. Esse processo é inviável nas demais estações da cidade que não foram
projetadas com espaços para fosso e condutores.
Além da questão climática, a Urbs vem trabalhando na ampliação das estações tubo, como foi feito
com a Estação Osternack, no ano passado. Estão prontos, por exemplo, projetos de ampliação da
estação Bairro Novo, ponto inicial da linha que hoje fica na Rua Desembargador Westphalen. Essa
estação será levada para dentro da Praça Rui Barbosa e terá seu tamanho triplicado. Também está
pronto projeto para ampliação da estação tubo em frente à PUCPR. A estação Passeio Público foi
ampliada de sete para 13 módulos e o mesmo vai acontecer com a estação Bento Viana que será
recolocada no mês que vem.