Cidade ganhou 11 mil placas de sinalização em 2013

18-01-2014 13:16

 

A Prefeitura de Curitiba segue com o trabalho de colocação de novas sinalizações de trânsito em bairros de todas as Administrações Regionais da cidade. Nesta semana, uma das ruas que recebeu pintura no pavimento e placas de velocidade e preferencial foi a Luiz Foggiatto, no bairro Orleans.

A nova sinalização representa maior segurança para a população local, como confirma o motorista Francisco Luiz de Souza, morador da Luiz Foggiato há 18 anos. “Infelizmente, as pessoas não respeitam a velocidade enquanto não há sinalização. Então acontecem ultrapassagens indevidas e perigosas, que causam transtornos também para os moradores. Desde a conclusão da pavimentação, ficamos na expectativa da obra ser concluída por completo e agora finalmente estamos recebendo o complemento da sinalização que faltava, que com certeza trará mais segurança ao trânsito da região”, destaca. A Setran também estuda outro pedido dos moradores de instalação de lombada na rua. 

A Prefeitura está investindo R$ 3,5 milhões para a colocação de novas sinalizações de trânsito em diversos bairros da capital. Nos próximos dois meses, 192 ruas que foram recapeadas na cidade vão receber sinalização horizontal e vertical (faixas de pedestres, placas, travessias elevadas e semáforos). Também será revitalizada a sinalização horizontal de vias importantes da cidade, totalizando 85 mil metros quadrados de pintura horizontal e colocação de mais de 600 placas.

Fábrica de placas

A preservação das novas placas instaladas e também das já existentes é uma das principais preocupações da Setran. O órgão possui uma fábrica própria para confecção e restauração de placas, localizada na CIC. 

“É importante que a população ajude a Prefeitura a cuidar das placas da cidade. O vandalismo causa um grande transtorno para todos. Diariamente, muitas placas são pichadas, quebradas e arrancadas. Isso prejudica a segurança do trânsito na cidade. Pedimos que todos denunciem as ações de vandalismo contra as placas”, confirma Donizete Aparecido da Silva, gerente de sinalização urbana e administrador da fábrica de placas da Setran. 

Ele revela que o maior perigo no trânsito é a retirada das placas de Pare nos cruzamentos, impedindo que se saiba de quem é a preferencial. “Preservar as placas envolve proteger vidas. E o custo para se recuperar uma placa é pago pela própria população”, lembra.

Em 2013, a fábrica da Setran confeccionou 7.371 placas e restaurou outras 3.612 em Curitiba. Incluindo a colocação, a produção de cada placa custa cerca de R$ 350. A equipe da fábrica da Setran realiza todas as etapas do processo de produção e instalação das placas – corte do material (boa parte reciclado de placas antigas), limpeza, raspagem de pintura antiga, pintura nova, serigrafia e plotagem de sinalização, colocação de adesivos com textos, montagem em postes específicos e instalação nos locais determinados.