Notícias

Neco Prado anuncia a construção de ponte no centro de Quitandinha

26-01-2012 23:47

 

            Desde as enchentes que atingiram o município de Quitandinha no final do mês de setembro de 2009, quando houve a necessidade da prefeitura municipal decretar situação de emergência, o prefeito Neco Prado tem buscado junto ao Governo Federal, recursos para a construção de uma ponte na Avenida Fernandes de Andrade, a principal da cidade.

            Naquele mesmo ano, durante visitas da Defesa Civil nas áreas alagadas, a população já alertava que a construção de uma ponte nesta avenida minimizaria ou até mesmo eliminaria as chances de que essa região sofresse novamente com as enchentes.

            Após meses de espera, o prefeito de Quitandinha assinou na última semana o convênio que garantirá a construção desta ponte na Avenida Fernandes de Andrade.

            Financiada pelo Ministério da Integração Nacional, essa obra faz com que Quitandinha se destaque novamente no cenário regional. Dos diversos municípios que naquela ocasião sofreram com a mesma enchente, apenas Quitandinha teve o projeto aprovado e a verba liberada pelo Governo Federal.      

            Com essa ponte, segundo o prefeito Neco Prado, o objetivo é dar mais vazão ao Rio Areia Branca, afluente que desemboca no Rio da Várzea, um dos principais da região. Como ambos os rios cortam o município de Quitandinha, a obra será primordial para minimizar os riscos de novas enchentes na área central da cidade.

            De acordo com moradores locais, quando há fortes chuvas, o Rio Areia Branca enche e a galeria atual não é suficiente para dar vazão à água, fazendo com que o seu alto volume ocasione inundações nas casas localizadas nas proximidades do rio.

             “Estamos fazendo aquilo que os moradores nos solicitaram. É um investimento alto e é por isso que recorremos ao Governo Federal com projeto e documentos da Defesa Civil para pleitearmos esse recurso. Liderado e autorizado, agora ficamos no aguardo do início das obras”, afirmou o secretário de Desenvolvimento de Obras, Cristiano Prado.

 

Entradas rurais também receberão melhorias

 

            Junto com o convênio que garantiu a construção de uma ponte na Avenida Fernandes de Andrade, o prefeito de Quitandinha, Neco Prado também assinou o documento que garantirá melhorias para o interior do município. Com este convênio estão garantidos os serviços de patrolamento, ensaibramento, construção de galerias e bueiros, entre outras melhorias para as estradas rurais de Quitandinha.

            De acordo com o prefeito, esse investimento garantirá a melhoria de importantes entradas rurais do interior do município, visto que agora acontecem várias safras. “Esse é um investimento necessário que estamos fazendo e que irá contribuir tanto para o escoamento da safra do nosso município, como também com o transporte escolar”, explicou o prefeito.           

            Constitui este convênio quatro trechos de estradas rurais. O primeiro trecho beneficiado corresponde entre as comunidades da Lagoa Verde até o Vermelhinho. O segundo trecho a receber melhorias será entre as comunidades da Água Clara de Baixo até o Aterrado Alto. Já o terceiro trecho corresponde da Lagoa até a divisa com o município de Agudos do Sul, enquanto o quarto trecho acontecerá na região da Campina dos Pretos.

            Ao mesmo tempo em que a empresa responsável pelas melhorias trabalha nestes trechos, a Prefeitura de Quitandinha também manterá os serviços de manutenção e adequação de outras estradas rurais do município, bem como a continuação do Programa Mutirão Rodoviário. 

            “Teremos um apoio muito importante para a continuação deste trabalho de recuperação das estradas rurais. Esse serviço possibilitará a adequação das estradas rurais e em um espaço de tempo muito melhor. É mais um importante investimento em prol da população que reside na área rural do município de Quitandinha”, comenta o prefeito Neco Prado.

            Participaram da assinatura do convênio os representantes da TZ – Terraplanagem e Transportes Zabel LTDA. (empresa que realizará o serviço), Anselmo Jorge Bernardi e Felipe Zabel, além dos secretários de Desenvolvimento Urbano e Obras, Cristiano Prado, de Administração e Finanças, Nilce Mlenek, do chefe do Departamento de Licitações e Contratos, Luiz Carlos Lechinoski, do coordenador de Projetos Sociais, Márcio Neri de Oliveira, o Rato, e do engenheiro Civil de Quitandinha, Júlio César Paluch.

                       

 

Fazenda Rio Grande comemora seu 22º aniversário de emancipação

17-01-2012 18:30

No próximo dia 25 de janeiros o município de Fazenda Rio Grande estará completando vinte e dois anos de emancipação política. E o Jornal Rota Sul 116 vai contar um pouco desta bonita história.

 

Foi nos anos 1600 quando existiam apenas terras indígenas na região, com uma aldeia conhecida como “Capocu”, por onde tudo indica era a localização da Fazenda Rio Grande. Depois virou Fazenda Capocu e em 1793 as terras foram entregues ao administrador nomeado capitão Antônio Teixeira de Oliveira para que cuidasse dos bens deixado pelo padre João da Veiga Coutinho, que era do Rio

de Janeiro. Mais tarde essa fazenda foi a leilão e em 1879 foram compradas por Francisco Claudino Ferreira Filho, cuja família até os dias atuais mora na região. Alguns historiadores afirmam que a Fazenda Rio Grande era um entroncamento da estrada da Viamão, onde havia inclusive uma unidade de recolhimento de impostos, cobrados por cada animal circulante pela estrada onde passavam as tropas. E que um estabelecimento de um português era usado para o descanso e abastecimento dos animais e cavaleiros.

A cidade de hoje era um povoado até 25 de julho de 1960, quando se desmembrou de São José dos Pinhais.

Deste povoado que em novembro 1981, através de lei 7521, assinada pelo então governador Ney Braga e publicada no órgão oficial do Estado, Fazenda Rio Grande foi designada distrito de Mandirituba.

Um distrito que em 26 de janeiro de 1990, através da lei estadual 9213, sancionada pelo governador Álvaro dias, nas dependências da churrascaria 22, na presença de mais de 3000 testemunhas, se tornou cidade.   

E o que se comemora nesta data é a emancipação política administrativa que teve seu pedido de criação de município por 100 cidadãos da cidade, cujo pedido se transformou em projeto de lei do falecido deputado Aníbal khury de nº 229/89 em 15 de setembro de 1989, com uma extensão de 150km² .

O oficio nº 5798 de 06 de dezembro de 1989, assinado pelo diretor geral do tribunal regional Eleitoral do Paraná, Ivan Gradowski, certifica que havia na época 6.879 eleitores.

A instalação do município deu-se no dia 12 de abril de 1991, às 13:30 horas na sala de audiência do fórum da comarca de São José dos Pinhais, pelo então diretor, o juiz de direito Drº Raul Luiz Gutmann. Assim Fazenda Rio Grande começou a trilhar seu caminho de jovem cidade em busca do desenvolvimento e da vida nova na Fazenda.

Deputado encerra o ano com reunião inédita em Brasilia

14-12-2011 00:20

O deputado estadual Toninho Wandscheer (PT) participou no dia (01), em Brasília, de uma audiência com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), acompanhado por uma comitiva de prefeitos da região metropolitana de Curitiba (RMC).

Na pauta do encontro, foram discutidos assuntos de interesse da RMC. Participaram os prefeitos Neco Prado (Quitandinha), José Altair Moreira (Tijucas do Sul), Antonio Maciel “Machadinho” (Mandirituba), Celso Wenski (Campo do Tenente), Luiz de Lima (São João do Triunfo), Luiz Goulart Alves (Pinhais), Ivan Rodrigues (São José dos Pinhais), Gilberto Dranka (Piên), além do vereador Mário Cezar da Silva, de São João do Triunfo e o vice-prefeito Helio Oliveira de Tijucas do Sul.

 “Este é um pleito solicitado diretamente à ministra Gleisi, que tem um carinho especial pelo Paraná. Nossa intenção é aproximar esses prefeitos que buscam o crescimento e desenvolvimento de suas cidades, a fim de viabilizar recursos junto ao Governo Federal para fortalecer ainda mais a nossa região metropolitana”, disse o deputado Toninho.

Na ocasião, cada prefeito entregou sua demanda à ministra Gleisi, que recebeu todos os visitantes em seu gabinete, ouviu os anseios dos gestores municipais e disse que irá analisar cada projeto e posteriormente, será comunicada a decisão do Governo sobre o pleito.

Presente na comitiva, o prefeito de Campo do Tenente, Celso Wenski, enalteceu o apoio do deputado e da ministra. “Sabemos que a região metropolitana precisa crescer. Acredito que a boa relação do deputado Toninho com a ministra Gleisi e o governo federal vão facilitar a aprovação e financiamento de projetos e obras para as nossas cidades”, disse Wenski.

Em Brasília, a comitiva também visitou gabinetes dos deputados federais e alguns ministérios, como o de Comunicações, do ministro Paulo Bernardo.

 

 

 

 

Festival de Dança reúne mais de 2 mil pessoas

07-12-2011 10:28

O 3º Festival Intermunicipal de Dança de Mandirituba reuniu na última sexta-feira, dia 2, mais de 2 mil pessoas no Teatro Municipal durante o dia todo.

Nesta terceira edição do evento, realizado pela Prefeitura de Mandirituba, com a organização da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, passaram 33 grupos de dança, concorrendo pelas oito diferentes categorias: 1ª e 2ª séries, 3ª e 4ª séries, 5ª e 6ª séries, 7ª e 8ª séries, ensino médio, academias infantil, academias juvenil e academias adulto.

Todos os grupos se apresentaram conforme o regulamento e tiveram suas notas apresentadas pelos jurados no final das apresentações, subindo ao palco os ganhadores de 1º, 2º e 3º lugares.

O público acompanhou apresentações de grupos de Mandirituba, Quitandinha, Agudos do Sul, Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul, Piraquara e Curitiba.

Confira os grupos ganhadores do 3º Festival de Dança de Mandirituba: Escola Mun. Cecília Meireles (1ºlugar), Escola Mun. Prof. Maryele Apª Schetter (2ºlugar) na categoria 1ª e 2ª séries. Escola Mun. Cecília Meireles (1ºlugar), Escola Mundo Sagrado (2ºlugar), Escola Mun. Alice Machado (3ºlugar) pela categoria 3ª e 4ª séries. Escola Mun. Prof. Maryele Apª Schetter Ferri (1ºlugar), Colégio João Afonso (2ºlugar), Colégio Eleutério Fernandes (3ºlugar) na categoria 5ª e 6ª séries. Colégio Rui Barbosa (1ºlugar), Colégio Rui Barbosa (2ºlugar), Colégio Eleutério Fernandes (3ºlugar) na categoria 7ª e 8ª séries. Colégio Rui Barbosa (1ºlugar),Colégio Est. Prof. Paulo Freire (2ºlugar) pela categoria Ensino Médio. Abalo Street Dance (1ºlugar), Star Angels (2ºlugar) na categoria Academias Infantil. Abalo Street Dance Sênior (1ºlugar), Corpo em Movimento (2ºlugar), All Star Dance (3ºlugar) pela categoria Academias Juvenil. Gupo de Dança UP CREW (1ºlugar), Popper Nono (2ºlugar), Aline Moreira (3ºlugar) na categoria Academias Adulto.

Reunião com superintendente da Altopista Planalto Sul

28-11-2011 13:34

 

 No ultimo dia 23/11 em Areia Branca dos Assis, no restaurante do Juarez Frainer aconteceu mais uma reunião com relação aos guard rail colocados na frente de vários comércios daquela comunidade. Na presença do Diretor superintendente da Altopista Planalto Sul, Arthur de Vasconcellos Neto, o prefeito de Mandirituba Machadinho e os vereadores Marilia Segala, Valdir Cruz, Jair Barbosa, Valdir Cruz e José Luiz e também  comerciantes, moradores do município reivindicaram mais uma vez a retirada do guard rail daquele, e dos demais locais onde foram instalados a proteção. A reunião teve momentos tensos por parte dos reivindicadores e do próprio superintendente, que se exaltou por diversas vezes por não querer abrir mão da retirada do guard rail. Após várias discussões Arthur concordou em fazer algumas mudanças em alguns trechos da rodovia nos próximos dias. Participantes da reunião aguardam agora o desfecho a situação.

Mandirituba inaugura mais uma unidade do Armazém da Família

19-10-2011 21:03

 

Nesta quinta feira, dia 20, mais uma grande conquista para a população mandiritubense é alcançada, com a inauguração da nova unidade do Armazém da Família em Areia Branca dos Assis, onde mais de 2.500 famílias serão beneficiadas, a somar com os 4.000 cadastros já efetivados na unidade central em Mandirituba.

 

Inaugurado dia 30 de outubro de 2009 em Mandirituba, o Armazém da Família vem atendendo uma das propostas do prefeito Machadinho, de melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda garantindo o acesso a uma alimentação saudável e de qualidade.

 

Com a ampliação do Programa em Areia Branca dos Assis, pretende-se facilitar ainda mais o acesso aos usuários, uma vez que está sendo instalado em um ponto estratégico em uma região beneficiada com outras obras realizadas pela prefeitura.

 

 

Machadinho recebe a visita do deputado Toninho

05-10-2011 21:37

Na manhã desta quarta-feira (05), o prefeito Machadinho recebeu a visita do deputado estadual Toninho Wandscheer (PT). O objetivo da visita foi discutir programas e projetos para o município, de modo a contribuir com o desenvolvimento da sociedade mandiritubense.

Na oportunidade o deputado Toninho anunciou ao prefeito Machadinho um veículo para transporte de passageiros no valor de R$ 42.636 mil, que deve chegar ao município até o final do ano.

Parcelamento de dívidas vai até 31 de outubro

28-09-2011 17:07

 

A Prefeitura ampliou até o dia 31 de outubro o prazo para o parcelamento das dívidas com o município pelo Programa de Recuperação Fiscal de Curitiba (Refic). O período para o pagamento dos débitos, que vencia em 30 de setembro, foi estendido em um mês, a partir do decreto 1.490/2011, assinado pelo prefeito Luciano Ducci. “O objetivo é dar mais tranqüilidade aos contribuintes que buscam a quitação de suas pendências”, diz o prefeito.

Desde o dia 1º de julho, quando começaram a ser feitas as inscrições no Refic, até última segunda-feira 26 de setembro, 6.894 contribuintes parcelaram suas dívidas. O total parcelado até agora é de R$ 71,6 milhões. Destes, R$ 77,1 milhões são de dívidas de ISS e R$ 34,5 milhões de IPTU.

O Refic visa à regularização de débitos de pessoas físicas e jurídicas, inscritas ou não em dívida ativa, com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto sobre Serviços) e outros tributos com o município devidos até 30 de junho de 2011. Os contribuintes podem parcelar a dívida em até 120 meses.

Quanto antes os contribuintes parcelarem os débitos melhor. Nas últimas semanas de prazo surgem filas e a espera pode ser maior. "O melhor é vir o quanto antes para fazer o procedimento com tranquilidade. A ampliação do prazo é justamente para que as pessoas possam se programar e não deixem para a última hora, quando o movimento é sempre maior", explica o secretário municipal de Finanças, João Luiz Marcon.

Cadastro - O cadastro para o parcelamento das dívidas pelo Refic pode ser feito pela internet, pelo site https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/cidadao/parcelamento-refic-2011/1127, pelos núcleos da Secretaria Municipal de Finanças nas Ruas da Cidadania e no prédio central da Prefeitura.

O programa prevê juros menores para dívidas de curto prazo e também permite pagamento por débito automático do parcelamento. Para quem optar pelo débito automático, em parcelas de 24 vezes ou mais, e fazer todos os pagamentos corretamente, a última parcela será quitada pela Prefeitura. O valor da parcela para quem vai utilizar o Refic deve ser de pelo menos R$ 100 quando for dívida do ISS e de R$ 50 para os demais tributos.

Regras -  A opção pelo Refic implica na confissão dos débitos fiscais, em expressa renúncia a qualquer defesa ou recurso administrativo ou judicial, bem como desistência dos já interpostos, além de aceitação de todas as condições estabelecidas.

O contribuinte que aderir ao Refic deve manter o pagamento em dia. Em caso de atraso de mais de 30 dias, o parcelamento será revogado e o valor volta a ser corrigido normalmente.

Dívida Ativa - O Refic também poderá ser aplicado no caso de contribuintes que estejam em dívida ativa por falta de pagamento do ISS (Imposto sobre Serviços) e de outros tributos em atraso. Não se enquadram no Refic as empresas que ingressaram no Sistema Simples federal.

Quem estiver em cobrança judicial também poderá participar, mas deverá comparecer à Procuradoria do Município (Rua Álvaro Ramos, 150 - térreo – Centro Cívico) para pagar as despesas processuais.

Para saber se está inscrito em dívida ativa, o contribuinte deve verificar a mensagem existente no carnê de IPTU de 2011. Quando há débitos de anos anteriores, na mesma folha onde estão as opções de pagamento, o contribuinte encontra a Posição de Débito em Dívida Ativa, onde aparecem os anos onde constam débitos anteriores. No caso de outros tributos, o contribuinte também pode verificar se está em dívida ativa no prédio central da Prefeitura ou no site do município.

Tabela de parcelamento
Em até 12 parcelas fixas, sem juros
Em até 24 parcelas com juros de 0,4% ao mês ou fração
Em até 36 parcelas com juros de 0,8% ao mês ou fração
Em até 60 parcelas com juros de 1%  ao mês ou fração
Em até 120 parcelas com juros de 1,20%  ao mês ou fração.

 

Gente de Nossa Terra

21-09-2011 12:35

 

Mandirituba tem muitas jóias raras, a natureza, as ervas medicinais, seus mananciais e principalmente a sua gente. Numa iniciativa do vereador Gima, procurando resgatar as origens das famílias pioneiras que ajudaram a construir Mandirituba, o Jornal Rota Sul abriu espaço a partir da edição de nº 65 para mostrar a todos os seus leitores pessoas importantes na vida do município.

Estreamos esse quadro com a Dona Etelvina Moleta que infelizmente nos deixou há pouco tempo atrás. E nesta edição fomos até Campestre dos Paulas visitar o Sr. Manoel Iassunicke

A História: Manoel nasceu na comunidade de Campestre dos Paulas sendo filho de poloneses começou a trabalhar na lavoura logo cedo, porém aos 16 anos perdeu seus pais.

Na sua mocidade como qualquer outro rapaz gostava de festas e junto de seus amigos José Mendes de Bastos e do Juca Mendes iam pros bailes que aconteciam lá nos Marcolinos, no Chimboveiro. Quando chegavam às festas que normalmente aconteciam aos domingos nas comunidades compravam todo o estoque de cerveja e distribuíam para os amigos tomarem juntos.

Manoel e seus amigos gostavam de andar bem vestidos e também sempre bem armados embora nunca precisaram ferir ninguém. Seu Manoel nos contou que para ir para Curitiba era preciso tomar o ônibus lá nos Bonatos em Areia Branca dos Assis, a viação que atuava na época era a viação São Bento, pois ainda não tinha a viação Reunidas. Por falar em Curitiba, Manoel e seus amigos costumavam freqüentar uma boate chamada “Foco Vermelho” nos contou que em certa ocasião fecharam a casa com 14 mulheres só para os atenderem.

O tempo passou e Manoel acabou conhecendo na mesma comunidade Josephina Moro com quem veio contrair matrimônio aos quarenta anos ela tinha trinta e três anos, assim que se casou mudou-se para Curitiba e foi trabalhar na madeireira Bernek

no bairro do Capão Raso, lá permaneceu por 12 anos e a seguir voltou para Campestre trabalhar novamente na lavoura. Sua esposa faleceu aos 69 anos e ele ao completar 65 anos se aposentou e mora na mesma localidade ao lado dos filhos.

 

Rota Sul: Em que ano o Senhor Nasceu?

Manoel: 01 de maio de 1926

Rota Sul: Quanto ano o Senhor Tem hoje?

Manoel: 85 anos.

Rota Sul: Qual a sua naturalidade

Manoel: Campestre dos Paulas Mandirituba

Rota Sul: Qual é a sua filiação?

Manoel: Mãe Idalina Iassunicke e o Pai Irco Iassunicke

Rota Sul: o Senhor foi casado com quem?

Manoel: Com Josephina Moro Iassunicke

Rota Sul: Quantos filhos?

Manoel: três filhos, Adir Roci e Afonso

Rota Sul: Qual é a sua religião?

Manoel: Sou Católico

Rota Sul: Qual é o seu santo de devoção?

Manoel: Nsa. Aparecida

Rota Sul: Qual era sua diversão na época?

Manoel: Festas, bailes, caçadas, jogo de baralho e uns tragos no fim de semana.

Rota Sul: Quais os artistas que o Senhor gostava na época?

Manoel: Tonico e Tinoco

Rota Sul: Qual musica?

Manoel: Chote Laranjeira.

Rota Sul: Qual o cuidado com a alimentação para ter chegado até aqui com saúde.

Manoel: Nunca tive cuidados especiais bebi muito pouco e como de tudo um pouco até hoje.

Rota Sul: amigos?

Manoel: Santo Mendes, Juca Mendes, Quinco de Bastos e Bruno Dranka.

Rota Sul: Uma Passagem da vida?

Manoel: Entrei na escola a fim de estudar, mas a professora só ensinava os outros eu desisti.

Rota Sul: Qual o recado que o Senhor Tem para os jovens?

Manoel: Não usar drogas e respeitarem seus pais.

Obrigado Seu Manoel pela entrevista, e que Deus lhes conceda muito tempo de vida ainda.

Entrevista realizada por Divon Prestes no dia 11 de setembro de 2011, mediante autorização do entrevistado. 

 

Prefeitura disponibiliza novo sistema para emissão de nota fiscal eletrônica

12-09-2011 11:57

 

Na última semana a prefeitura de Mandirituba, através da secretaria de Finanças, apresentou o novo sistema para emissão de nota fiscal eletrônica e proporcionou treinamento aos contadores que representam as empresas instaladas no município.  

Já está disponível o serviço de emissão de nota fiscal eletrônica (NFS-e). O novo sistema de atendimento será feito por meio do site www.mandirituba.pr.gov.br, no link nota fiscal eletrônica, e uma das vantagens será a facilidade para o contribuinte adquirir o documento.

 

Segundo o secretário de Finanças, Aramis Ataide Machado, o novo sistema irá proporcionar maior agilidade e qualidade no serviço. “Com o novo software reduziremos os custos em aproximadamente 30% e teremos um suporte técnico com mais rapidez”. Completou o secretário.

<< 6 | 7 | 8 | 9 | 10 >>