Por: Laís Sebben Xavier**Estudante de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Como todos sabem Curitiba não tem praia e nos poucos dias de sol a população atrás de lugares com água fresca. Para não ter que ir até o litoral paranaense, o curitibano pode ir para um lugar um pouco mais perto, com 1 hora do centro de Curitiba qualquer curioso pode chegar lá e encontrar água fresca.

Fora do comum e com diferente aparência de uma praia, a pedreira de Campo Magro atrai a população paranaense em dias quentes. Lá se encontra uma lagoa com aproximadamente 75 metros de profundidade, com a cor da água azul cristalina e própria para banho.

A origem desse lugar distinto foi um acidente, a pedreira foi desativada há 10 anos, quando uma mineradora, por meio de dinamites, atingiu o lençol freático e inundou totalmente o lugar. E, com o tempo o lugar tornou-se conhecido pela sua beleza estonteante. O lugar possui um paredão rochoso e bem alto, ainda no local existe uma espécie de rampa que pode proporcionar uma vista geral do alto em relação ao lago.

Os componentes essenciais para essa pequena viagem são protetor solar, toalhas, tanque cheio de gasolina, câmera fotográfica e para os aventureiros, colchão de ar para ser usado como boia. Como o lago é bastante profundo não é recomendado que pessoas mergulhem nele sem saber nadar. O lago não tem estruturas nas bordas e possui pedras escorregadias, portanto quem quiser dar um mergulho precisa estar ciente dessas condições e, com o colchão de ar o visitante pode boiar sobre a água e aproveitar a vista paradisíaca. Indico o lugar por ser perto de Curitiba e com um visual totalmente natural.

Para quem quer conhecer um pouco mais da região, ali perto existem também as cachoeiras Gêmeas, conhecidas por esse nome por serem idênticas, uma do lado esquerdo e outra do lado direito de um único caminho. Para chegar às cachoeiras pode-se ir andando da Lagoa até lá, o caminho é curto. Outra paisagem natural linda e impressionante, as cachoeiras Gêmeas são indicadas para quem prefere tomar um banho mais gelado, aquele banho de cachoeira que purifica a alma.

 Então, para você que gosta de conhecer lugares novos e que gosta de ter contato direto com a natureza, indico esses dois lugares para um dia de sol.

Localização: Distrito de Bateias, Campo Magro, Paraná.

.