Instalada comissão de revisão da Linha Verde

22-01-2013 18:55

A Comissão de Revisão das obras da Linha Verde foi instalada e teve sua primeira reunião na manhã desta sexta-feira (18). No encontro, coordenado pelo prefeito Gustavo Fruet, foi feito um diagnóstico do andamento das obras.

Inicialmente, houve relato da história do empreendimento, que está nos planos do município há algumas décadas. Entre os assuntos abordados, a comissão discutiu a viabilidade financeira da obra, que tem recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do CEPAC, (Certificados de Potencial Adicional de Construção), títulos emitidos pelo município que são alienados em leilão público na bolsa de valores.

A gestão anterior colocou esses títulos emleilão com objetivo de arrecadar R$ 60 milhões, mas obteve apenas R$ 27 milhões.

O prefeito Gustavo Fruet pediu à comissão que estude maneiras de acelerar as obras e que haja um acompanhamento de perto da evolução dos trabalhos.

A comissão também iniciou a discussão sobre a Linha Verde Sul, cujas obras estão paralisadas devido a uma alteração de projeto, feito pela gestão anterior sem prévio aviso ao Ministério das Cidades.

As obras da Linha Verde Norte estão em andamento. No momento está em execução o primeiro dos quatro lotes, entre os bairros Jardim Botânico e Tarumã. Na semana passada, o prefeito visitou alguns pontos das obras.

Integram a comissão: Sérgio Antoniasse, secretário de Obras Públicas; Fábio Scatolin, secretário de Planejamento; Reginaldo Cordeiro; secretário para assuntos da Copa do Mundo Fifa 2014 e também de Urbanismo; Joel Krüger, secretário de Trânsito, Roberto Gregório, presidente da URBS (Urbanização de Curitiba S.A.); Sérgio Pires, presidente Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e procurador geral do Município, Joel Macedo Soares Pereira Neto.

Além da Comissão de Revisão das obras da Linha Verde, foram instituídas outras três: do metrô, do PAC da Copa e do lixo. Está marcada para a próxima segunda-feira a primeira reunião do grupo que irá estudar os radares. 

·