Desfiliação de Fruet ganha repercussão nacional

20-07-2011 13:47

 

 

O anuncio da desfiliação de Gustavo Fruet do PSDB, feito ontem durante entrevista coletiva no seu escritório em Curitiba, ganhou repercussão nacional. Durante todo o dia os meios de comunicação da capital, demais regiões do Paraná e também os principais veículos do país repercutiram a noticia.

No PSDB desde 2004, Gustavo foi por duas vezes o deputado federal mais votado do partido, ganhou destaque na Câmara Federal com a participação em importantes CPIs, além de ter disputado a presidência da casa em 2007 e posteriormente ter sido líder da minoria. No ano passado fez mais de 2,5 milhões de votos na candidatura para o senado e não conquistou uma das vagas pela diferença de apenas 1,8%.
Mesmo com todo esse histórico dentro do PSDB, a direção do partido não apresentou nenhuma manifestação pública que garantisse sua candidatura a prefeitura de Curitiba em 2012. “É de conhecimento público a disposição já manifestada há anos por mim de disputar a eleição municipal e ter a honra de ser prefeito da minha cidade”, disse. Destacando que mesmo assim o partido manteve-se em silencio em relação a candidatura própria e um projeto para a capital.

Leonardo Attuch, da Agência Brasil, destacou em texto que o PSDB acaba de perder um de seus melhores quadros e que a saída de Gustavo Fruet mexe no xadrez da política nacional. A Folha de São Paulo reproduziu declarações de lideranças do PSDB nacional, como do senador Aécio Neves, que ligou para Fruet e disse lamentar muito, embora respeite sua decisão. Hoje na CBN a colunista Lucia Hippolito afirmou que a saída de Gustavo do PSDB é um desastre porque ele representava um dos melhores quadros jovens do partido e era uma esperança de renovação da sigla no país.

Já desligado do PSDB a decisão de Gustavo Fruet sobre o novo partido será anunciada até o final de agosto. Em todas as entrevistas concedidas ele tem reafirmado sua pré-candidatura a prefeitura de Curitiba no próximo ano.