Deputado Toninho faz balanço de seis meses de mandato

04-08-2011 10:30

 

Estreante na Assembleia Legislativa, o deputado Toninho Wandscheer (PT), faz um balanço positivo do primeiro semestre de atuação parlamentar.

“Conquistamos um mandato muito esperado por todos aqueles que acreditaram no nosso trabalho. Nesses seis meses, procurei mostrar que é possível desempenhar um mandato trazendo novas propostas, contribuindo assim com o desenvolvimento do Estado, melhorando a qualidade de vida da família paranaense”, disse Toninho.

Toninho destaca o Portal da Transparência, como um dos principais acontecimentos do primeiro semestre de 2011 da Assembleia. “No site você consegue ter acesso as despesas por Poder e demais ações da Casa. A responsabilidade social foi um importante ponto abordado pelo presidente do Legislativo”, comenta o parlamentar.

Comissão
Presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos, o deputado ressalta o cuidado que tem tido com o tema. “Discutimos no mandato, um plano de trabalho, prevendo seminários e audiências públicas para levantarmos as prioridades da região metropolitana. Nesses seis meses, a Comissão já discutiu com a sociedade, temas ligados a Mobilidade Urbana, Aquicultura e Regiões Metropolitanas Brasileiras”, explica.

Além de comandar as audiências, o deputado é autor do projeto de lei que inclui os municípios de Campo do Tenente, Piên e Rio Negro na Região Metropolitana de Curitiba. Ele explica que essas três cidades acabam sendo prejudicadas no repasse de verbas federais e deixam de ter o mesmo atendimento que os outros municípios que compõe a RMC. Outro projeto de sua autoria, dispõe sobre a autorização para distribuição na rede de ensino, de livro e material de natureza pedagógica, educativa ou informativa. De acordo com o parlamentar, qualquer material educativo distribuído pelo Governo Federal, Estadual ou qualquer instituição, gratuita ou paga, deverão ser autorizados pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná.

Dentro da sua atuação parlamentar, Toninho também apresentou emenda à Lei Complementar nº 350/11, que estabelece a publicação e divulgação dos atos oficiais das prefeituras e câmaras de vereadores dos 399 municípios paranaenses. A emenda, que foi aprovada por unanimidade em plenário, garante que todos os atos administrativos sejam públicos, sem necessidade de cadastro para o acesso. A lei passa a vigorar no dia 1º de janeiro de 2012.

Bandeiras
Uma das bandeiras que Toninho defende na Assembleia é a duplicação da rodovia BR-116, no trecho que liga Curitiba a Mandirituba. Durante o semestre, o deputado participou de diversas reuniões e encontros em Brasília. Muita articulação política para conseguir garantir os recursos para as obras da duplicação, que começam no mês de setembro.

Pelo PT
Parlamentar de oposição, Toninho faz parte da Bancada do PT e integra a Bancada Evangélica. É do Partido dos Trabalhadores, aliado da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff e da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Fora da Assembleia, o trabalho do deputado também é relevante. Toninho procura fortalecer o Partido dos Trabalhadores por onde passa. Nesse período, ele esteve em